quarta-feira, 8 de maio de 2019

BONECA DE CARNE (Baby Doll), 1956


Condenado pela organização católica Legião da Decência, nos Estados Unidos, recebendo de críticos adjetivos como ‘indecente’ e ‘sórdido’ e sendo proibido em alguns países, nem mesmo provocando este estardalhaço o filme de Elia Kazan se transformou em sucesso. Baseado em texto de Tennessee Williams, que também adaptou para o cinema, “Boneca de Carne” narra uma história passada no Delta do Mississippi com disputa entre dois homens que processam algodão. O maduro Archie Lee (Karl Malden) é casado com a jovem Baby Doll (Carroll Baker), a quem devido a um trato feito com o pai da moça, só poderá possuí-la quando ela completar 20 anos. Archie Lee ateia fogo no armazém de algodão de Silva Vacarro (Eli Wallach) que se vinga envolvendo-se com Baby Doll para desespero do marido traído que, armado, busca vingança. A dramaticidade da história se transforma em comédia de humor negro com momentos de intensa lubricidade provocados pela impudica e libidinosa Baby Doll. Fica a impressão que o filme poderia ser muito melhor fossem outros os atores (Marlon Brando era a escolha inicial para Archie Lee). Estreia no cinema de Eli Wallach que assim como Karl Malden não convencem como os dois litigantes, ao contrário de Carroll Baker que esbanja sensualidade mesmo mostrando quase nada de seu corpo. Típico filme que merecia ser refeito sem as amarras do código de moralidade então vigentes em Hollywood. 7/10




Nenhum comentário:

Postar um comentário