segunda-feira, 12 de novembro de 2018

LOUCURAS DE VERÃO (American Graffiti), 1973


Um dos filmes mais queridos de todos os tempos e que ainda hoje, mais de 40 anos após seu lançamento mantém uma legião de admiradores. Estes não se cansam de ver e rever a noite na cidade de Modesto, Califórnia, em que quatro rapazes, ainda adolescentes, de alguma forma deixaram a inocência para trás sem mesmo que nada de excepcional acontecesse em suas vidas. Os quatro comem hambúrgueres no Mels Drive-In, ouvem música e têm nos automóveis uma quase extensão de seus corpos. Ah, sim namoram e suas fantasias e desilusões amorosas dão sabor especial a essa noite à qual não falta nem mesmo a clássica disputa para saber quem é o piloto mais audaz. Confessamente autobiográfico, o filme de George Lucas capturou mágica e poeticamente a ingênua cultura desse tempo (1962) que os diálogos e as músicas expressam candidamente. “Loucuras de Verão” se transformou em enorme sucesso de bilheteria mesmo tendo sido produzido com pequeno orçamento e sendo seu diretor e todos os intérpretes desconhecidos do grande público. Alguns deles, como Richard Dreyfuss e Harrison Ford se tornaram astros famosos, ou diretor, como Ron Howard. Mackenzie Phillips (filha de John Phillips dos Mamas & Papas), aos 12 anos de idade é o maior destaque feminino. Destaque apenas menor que a trilha sonora composta por 45 rocks e baladas inesquecíveis. Faltou Elvis devido à ganância do Coronel Tom Parker. 10/10





2 comentários:

  1. Texto que resume muito bem esse filme que estará eternamente em nossos corações. As situações vividas por aqueles jovens podem parecer bobagem para muita gente, mas nunca aos olhos dos rockers e saudosistas. Nem mesmo a falta de astros do rock americano como Elvis Presley, Eddie Cochran, Gene Vincent, Ritchie Valens e Ricky Nelson conseguiu prejudicar o caldeirão de clássicos que é aquela que considero a melhor trilha sonora de todo o cinema (devido à raridade das músicas, está um passo à frente da também memorável trilha inteiramente americana de Forrrest Gump). O feeling de George Lucas na elaboração do enredo e dos personagens resultou numa atmosfera incrivelmente marcante e única permeando todo o filme. Além das ondas da rádio onde atua o lendário Wolfman Jack, deve haver algo muito precioso no ar daquela Modesto de 1962.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, aliás como sempre, texto do Darci. Descreve fielmente o filme. American Graffiti é um dos meus filmes preferidos. Como bem disso Thomaz em seu comentário: trilha sonora maravilhosa, atmosfera envolvente, nos transporta para dentro do filme. Além dos carros que eu amo! Maravilhoso!

    ResponderExcluir