terça-feira, 31 de outubro de 2017

SETE NOIVAS PARA SETE IRMÃOS (Seven Brides for Seven Brothers), 1954


O maior problema dos musicais é fazer o espectador manter o interesse na história que é concebida para exibir números cantados e/ou dançados. Quando o roteiro, mesmo recheado de canções envolve e cativa o público é porque esse filme extrapolou os limites do gênero. É o que acontece com este radiante musical da Metro dirigido por Stanley Donen e coreografado magnificamente por Michael Kidd. Se as canções de Gene de Paul com letras de Johnny Mercer não se tornaram imortais como as de outros musicais, as danças que mesclam balé com acrobacias plenas de energia se tornaram antológicas. Entre estas a “House-Raising Dance” (com disputa entre os grupos rivais) e a maravilhosamente singela “Lonesome Polecat”. Baseado no episódio “O Rapto das Sabinas” narrado por Plutarco, seis rudes irmãos fazendeiros do Oregon, em 1850, são domados pela cunhada Milly (Jane Powell) casada com o irmão mais velho Adam (Howard Keel). Desesperados pela falta de namoradas os irmãos pioneiros raptam seis belas moças da cidade e no momento mais hilariante do filme todas afirmam serem mães do bebê de Milly. Dalton Trumbo lembrou-se disso na famosa sequência em que pergunta: “Quem é Spartacus?” no épico de Stanley Kubrick. Jane Powell formidável supera Howard Keel mesmo com seu vozeirão no mais machista dos musicais. 10/10





Nenhum comentário:

Postar um comentário