segunda-feira, 31 de outubro de 2016

SINDICATO DE LADRÕES (On the Waterfront), 1954


O título nacional muito mais apropriado que o original não deixa dúvidas quanto à intenção deste corajoso filme de Elia Kazan, diretor que nunca conseguiu se livrar da pecha de covarde. Denunciando sem meias palavras a máfia que controlava os trabalhadores no porto de Nova York, “Sindicato de Ladrões” tocou em assunto que jamais o cinema havia tido a ousadia de focalizar. A violência das organizações sindicais é mostrada num filme que conseguiu capturar prodigiosamente a atmosfera sinistra da zona portuária. Para isso foram fundamentais o extraordinário trabalho do cinegrafista Boris Kauffman e a música incidental do compositor Leonard Bernstein, este antecipando o que faria em sua segunda e final incursão no cinema com outra obra-prima que foi “Amor, Sublime Amor  (West Side Story). Indicado para o Oscar em 12 categorias, recebeu oito das principais estatuetas arrebatando ainda todos os demais prêmios cinematográficos importantes daquele ano. Muito se falou que com este filme Kazan tenha tentado justificar seus pecados, o que tem menor importância diante da grandeza de “Sindicato de Ladrões”. Marlon Brando notável, assim como Lee J. Cobb, num elenco impecável. 10/10

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