O neo realismo italiano foi
um dos mais influentes movimentos cinematográficos e “Ladrões de Bicicletas” é
o filme mais importante e que melhor representa aquela tendência artística. Filmado
inteiramente pelas ruas e logradouros de Roma, Vittorio De Sica resolveu não utilizar
atores profissionais para melhor acentuar o realismo necessário para narrar a triste
história vivida pelo chefe de família Antonio. Desempregado há tempos ele
consegue emprego como colador de cartazes e mal começa seu trabalho tem sua
bicicleta roubada. Inicia-se então a tragédia do homem que na companhia do
filho passa por seguidas humilhações e é elevado ao desespero. Este drama
admiravelmente filmado por Vittorio De Sica tangencia de forma amargamente poética
a linha do sentimentalismo ao retratar as agruras do pós-guerra e a solidão de
um ser humano que encontra apenas na mão que o filho lhe estende a razão para
prosseguir. É De Sica chegando, como ninguém, próximo da genialidade de Chaplin
neste premiadíssimo filme. Destaque para as brilhantes atuações do então
eletricista Lamberto Maggiorani e do menino Enzo Staiola e atenção para a
rápida participação de Sergio Leone como um seminarista. 10/10
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