A carreira de Louis Malle
repleta de grandes filmes e muitos prêmios teve inicio em 1958 com duas
películas por ele dirigidas aos 25 anos de idade. Esses filmes foram “Ascensor
para o Cadafalso” e “Os Amantes” que chamaram a atenção não só para o jovem diretor,
mas que tornaram Jeanne Moreau uma das principais atrizes francesas. “Ascensor
para o Cadafalso” é um melodrama policial com toques de filmes noir cuja trama
se desenvolve com diversas sequências de suspense lembrando em muito os trabalhos
do mestre Alfred Hitchcock. Malle não fazia parte da Nouvelle Vague e mesmo
assim fez um filme que fugia aos padrões dos policiais franceses ou europeus,
com trilha sonora jazzística com o quinteto de Miles Davis dando ao filme uma
atmosfera inusitada. Jeanne Moreau iluminada pelas luzes noturnas das ruas de
Paris e pelo neon dos bares e restaurantes torna mais dramático o desespero da
personagem à procura de seu amante, autor de um crime que tinha tudo para ser
perfeito. Imperfeito e inexplicável é o gancho (com uma corda) ter se soltado
da grade e caído na calçada, uma falha imperdoável para um ótimo filme de suspense.
8/10
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