sábado, 15 de dezembro de 2018

AS QUATRO CONFISSÕES (The Outrage), 1964


Não foi o sucesso de “Sete Homens e um Destino” (1960), inspirado em “Os Sete Samurais” de Akira Kurosawa, que levou Martin Ritt a filmar nova versão de outro filme do diretor japonês, desta vez “Rashomon”. Antes, em 1959 a inglesa Claire Bloom atuara na Broadway em uma adaptação de “Rashomon” e foi essa adaptação que Ritt decidiu filmar pensando em Marlon Brando como o bandido ‘Juan Carrasco’. Brando desistiu e Paul Newman que sempre rivalizou com Brando quis mostrar que podia interpretar um mexicano, mesmo com seus famosos olhos azuis. Carrasco (Newman) é condenado à morte por haver assassinado um ex-Coronel confederado, o aristocrático Wakefield (Laurence Harvey) e estuprado a esposa deste, Nina (Claire Bloom). Contada em flashbacks a história muda segundo as versões do próprio Carrasco, de Nina, de Wakefield (relatada por um velho índio) e por fim de um garimpeiro (Howard Da Silva) que encontrou o corpo de Wakefield. O que se discute no filme é a subjetividade da verdade e sua mutabilidade dependendo do enfoque que a ela se dá. O western de Ritt consegue ser sério e interessante até descambar para a quase comédia na parte final. Newman com voz e aparência bizarros se esforça para convencer como mexicano. Mais naturais, Claire Bloom e Harvey transformam seus personagens a cada versão da história. 6/10 





Aparecem com Edward G. Robinson Howard Da Silva (à Esquerda) e William Shatner (à direita).

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