Após o magnífico “Scarface”
e outros bons filmes, Howard Hawks era o mais promissor entre os diretores
norte-americanos, mas foi com “Suprema Conquista”, realizado em 1934, que Hawks
se tornou de fato um diretor notável. Não que este seu filme seja a obra-prima
que Peter Bogdanovich afirma ser, mas sim porque com ele Howard Hawks inventou
o gênero ‘screwball comedy’ ou comédia maluca que tanto sucesso viria a fazer
nos anos seguintes. Caracterizando-se por um ritmo frenético e diálogos tão
inteligentes quanto espirituosos este tipo de comédia só funciona bem com
atores atuando próximos da perfeição, como foi o caso de John Barrymore e
Carole Lombard. Ele como um produtor teatral possessivo, egocêntrico e
literalmente teatral em seus gestos e discurso; ela como a atriz que alcança o
sucesso (no cinema) após ser burilada por ele para os palcos. ‘Twentieth
Century’ é o nome do famoso trem que ligava Nova York a Chicago em
inacreditáveis 16 horas. Com grande parte da ação do filme se passando dentro
do tem em movimento é ele uma metáfora para o ritmo vertiginoso dos diálogos de
Ben Hecht e Charles MacArthur (Preston Sturges colaborou sem ser creditado) que
exageram no uso de nomes mais ligados ao meio artístico. Já decadente Barrymore
brilha intensamente e Carole Lombard deixa a impressão de uma perda irreparável
para o cinema com sua morte aos 33 anos de idade. 8/10
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